Ranking Gaúcho

REGULAMENTO RANKING GAÚCHO DO PASTOR ALEMÃO 2017

1 – Denomina-se Ranking Gaúcho do Pastor Alemão a compilação de pontos da sucessão de eventos do tipo exposições de criação reconhecidos pelo CBPA – Clube Brasileiro do Pastor Alemão, dentro do estado do Rio Grande do Sul.

2 – O objetivo principal do ranking é a difusão da raça Pastor Alemão no Rio Grande do Sul, no que diz respeito a sua criação, através de exposições especializadas. Assim congregando criadores, expositores, familiares e amigos desta nobre raça.

3 – A compilação, cômputo e divulgação das pontuações obtidas pelos cães durante e após o campeonato fica a cargo da Sociedade Gaúcha de Criadores de Cães Pastores Alemães – SGCCPA.

4 – As pontuações obtidas pelos cães serão válidas para cômputo nas seguintes modalidades, titulando campeão(ã) e vice campeão(ã): filhote fêmea, filhote macho, jovem fêmea, jovem macho, adulto fêmea adulto macho, matriz, reprodutor, canil e núcleo de criadores;

5 – Serão premiados somente animais de proprietários radicados no estado do Rio Grande do Sul, assim como, canis e núcleos locais;

a) animais de criação de outros estados e importados para competirem terão de estar domiciliados no estado (RS), assim como proprietários;
b) quando um concorrente visitante participar e ocupar colocação a frente em determinada exposição, a pontuação do animal radicado no RS será computada no lugar de sua classificação no evento. Exemplo: ficou em 2º lugar atrás de um cão de fora do RS, computa-se como 2º e assim sucessivamente.

6 – Somente serão computados os pontos dos cães com a qualificação máxima. Exemplo: M.O. (Mini Ouro); M.B. (Muito Bom) e EXC. (Excelente).

7 – As exposições que computarão pontos para o Campeonato Gaúcho do Pastor Alemão serão todas aquelas reconhecidas pelo Clube Brasileiro do Pastor Alemão, sendo a exposição de aniversário da Sociedade Gaúcha de Criadores de Cães Pastores Alemães (que tradicionalmente ocorre no mês de setembro) válida como pontuação dobrada como meio de atrair um maior número de expositores e cães inscritos, definindo um evento como principal exposição do ano no calendário gaúcho;

7.1 – As categorias em disputas terão as seguintes classes:

a) FILHOTES (machos e fêmeas de 4 meses e 1 dia a 12 meses
b) JOVENS (machos e fêmeas se 12 meses e 1 dia a 24 meses)
c) ADULTOS SELECIONADOS (a partir de 24 meses e 1 dia)
d) REPRODUTOR; MATRIZ; CANIL e NÚCLEO (campeão e vice).

7.2 – A pontuação será exclusiva da categoria do participante. Exemplo: a pontuação adquirida na fase “Filhote” não será somada a fase “Jovem” e assim sucessivamente;

8 – A pontuação adotada será distribuída para os cinco (5) primeiros colocados de cada categoria, acrescido de 1 ponto para cada cão deixado para trás em pista, da seguinte forma:

CLASSE FILHOTES
1º lugar – 10 pontos
2º lugar – 08 pontos
3º lugar – 06 pontos
4º lugar – 04 pontos
5º lugar – 02 pontos

CLASSE JOVENS
1º lugar – 15 pontos
2º lugar – 13 pontos
3º lugar – 11 pontos
4º lugar – 09 pontos
5º lugar – 07 pontos

CLASSE ADULTOS
1º lugar – 20 pontos
2º lugar – 18 pontos
3º lugar – 16 pontos
4º lugar – 14 pontos
5º lugar – 12 pontos

8.1 – Nas categorias Matriz e Reprodutor serão computados todos os pontos de suas progênies, bem como, na classe Melhor Canil, todos os pontos de seus produtos.

8.2 – Na categoria Núcleo serão computados os pontos obtidos pelos cães de propriedade do criador/expositor vinculado a Núcleo CBPA, distinguindo-se da categoria Canil.

8.3 – Reprodutores de outros estados ou países, não radicados no RS, terão pontos
computados somente para informação, não concorrendo à premiação do ano de 2013. Seus pontos aparecerão em lista separada.

9 – em caso de empate entre dois ou mais cães os critérios de desempate serão na seguinte ordem:

Maior quantidade de 1ºs lugares; maior quantidade de 2ºs lugares e assim por diante.Persistindo o empate se levará em consideração as colocações em confronto direto em pista entre os cães empatados, sendo o último critério de desempate a idade do cão, vencendo o cão mais velho.

10 – Todas as dúvidas, reclamações e sugestões, serão analisadas pela diretoria executiva.

a) Somente terão validade quando solicitadas por e-mail ou cartas assinadas pelos signatários. Com o prazo de até 30 dias, antes da entrega dos prêmios, que terá data marcada pela diretoria executiva.

Boa sorte a todos,

DIRETORIA EXECUTIVA SGCCPA